* bandeirabrasil08

Fique Por Dentro

Ossos do Corpo Humano
Ossos do Corpo Humano













O esqueleto de um adulto é formado por aproximadamente 206 ossos, porem quando nascemos possuímos muito mais que isso. Os 270 ossos que acompanham nosso nascimento, com o passar do tempo, vão se fundindo para formar ossos maiores. É o caso dos ossos do crânio, que são pequenos e quebrados no nascimento para permitir o crescimento do telencéfalo. Esses buraquinhos que ficam no espaço entre um osso e outro são popularmente chamado de moleiras, e apenas em uma idade mais avançada da infância é que esses ossos se unem para formar o crânio. A mesma coisa acontece com os ossos da bacia, nascemos com ossos separados, o ísquio e o púbis. Apenas na adolescência é que esses ossos vão fundir-se formando a bacia.

 

Camada de Ozônio

Um Filtro Solar Natural

 Você já viu o ozônio? Provavelmente não, pois, como o ar, ele é invisível. O ozônio é um gás formado de oxigênio concentrado. Ele é tão leve que paira acima da Terra, na atmosfera. A muitos quilômetros de altura existe um manto
Desse gás chamado camada de ozônio. 
A camada de ozônio é um filtro de proteção que o planeta Terra tem lá em cima para proteger a vida aqui embaixo. Ela deixa passar o calor e a luz solar, mas impede que os raios ultravioleta do Sol cheguem até a superfície do planeta.
Quando esses raios ultravioletas conseguem ultrapassar a camada de ozônio eles queimam as plantações, destroem células vivas e podem provocar câncer de pele. É o que acontece hoje em dia por causa do buraco na camada de ozônio.
Buraco? Você sabe porque a camada de ozônio está sendo ameaçada?
Além de algumas causas naturais,o “rombo” na camada de ozônio acontece pela liberação em excesso de um gás chamado CFC (clorofluorcarbono)
O CFC destrói o ozônio,que é liberado pelas latinhas de spray aerossol (de desodorantes e inseticidas,),geladeiras,aparelhos de ar condicionado e extintores de incêndio.
A solução para o buraco da camada de ozônio é simples: impedir a produção e liberação do CFC e substituí-lo por outro gás. Isso já está acontecendo, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos fabricantes já trocaram o CFC por outro gás em seus produtos.

Mesmo assim, os países pobres e em desenvolvimento, como o Brasil, precisam de ajuda dos países ricos para implantar tecnologias limpas, não poluentes. A cooperação entre os países é fundamental para salvar o planeta.

Mas o CFC não é o único vilão dessa história: a poluição do ar também contribui para aumentar o buraco! Se o
homem não controlar os índices de poluição do planeta, os raios nocivos do Sol poderão fazer um verdadeiro estrago em um futuro próximo.

 Efeito Estufa

Um Cobertor Que Abafa o Planeta

 
 
 
 
 

 
 
 
A destruição das florestas desregula o clima do planeta.São as grandes florestas que controlam a temperatura, as chuvas e os ventos. O desmatamento e a diminuição das áreas verdes está causando o aquecimento da atmosfera. As queimadas e o consumo de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) liberam gás carbônico, também chamado de dióxido de carbono (CO2).

Em grande quantidade, esse gás se acumula na atmosfera e não deixa escapar o calor, "cozinhando" a superfície do planeta. A camada de CO2, provocada pelo homem, é como um cobertor que aquece (e abafa!) a Terra.

No século 20, a temperatura na Terra aumentou entre 0,3 e 0,6 º C (graus Celsius) . Parece pouco, mas é suficiente para deixar o tempo maluco! No futuro, o efeito estufa pode causar furacões, enchentes e períodos de estiagem ou seca (pouca chuva).

Os cientistas temem que o aquecimento derreta as geleiras e cause inundações nas cidades do litoral. Muitas praias e cidades inteiras poderiam ser engolidas pelo mar. O negócio é frear o ritmo do desmatamento e tentar diminuir o consumo de combustíveis fósseis.

 

Expo planeta Kepler -78b


Planeta localizado fora do sistema solar,
a 700 anos luz da Terra, na constelação
do Cisne, não tem o tamanho parecido
com o nosso planeta, a massa e a
densidade, com um núcleo de ferro
e o interior rochoso.
As novas medições sugerem que o
Kepler-78b é o menor exoplaneta -
nome dado aos planetas fora do Sistema
Solar.
Ele orbita uma estrela semelhante
ao Sol chamada Kepler 78, mas está bem
mais perto do que o planeta terra do Sol.
A Orbita é muito curta e quente.
Apesar de ser muito semelhante à Terra,
o Kepler-78b está próximo demais de sua
estrela principal, razão pela qual ele tem s
eu período orbital muito curto- uma volta
completa em torno do Sol, dura apenas
8,5 horas - e temperaturas altíssimas
entre 1.500º C e 3.000º C

 Cometa ISON

Cometa C/2012S1 (ISON). Descoberto em setembro de 2012 pelo astrônomos amadores Vitali Nevski e Artyom Nivichonok, o cometa foi batizado devido ao equipamento que a dupla utilizou em Kislovodsk, Russia, a Rede Òpitca Científica Internacional, que forma a sigla ISON. Tem sido o cometa mais falado de 2013.Quando descoberto no final de 2012, foi referido que o cometa podia ter o potencial de se tornar um objeto suficientemente brilhante para ser visto a olho nu por altura do periélio (ponto da órbita de um dado objeto - seja planeta asteroide, cometa ou outro objeto de um dado Sistema Solar, mais próximo de uma estrela ,neste caso, o Sol) que decorrerá no dia 28 de novembro de 2013. Começou a usar-se na mesma frase os termos cometa ISON e o cometa do século. Em junho e julho de 2013,o cometa ISON estava em posição em relação ao Sol, do ponto de vista da Terra, mas quando o cometa reapareceu ,no princípio de agosto, não era tão brilhante como se esperava. O que acontecerá com o cometa ISON nos restantes  meses de 2013?Os cometas são especialmente imprevisíveis, mas é seguro dizer se o cometa ISON irá alimentar de brilho ....ou desvanecer.
Foto do cometa ISON obtida pelo telescópio espacial Hubble, quando o astro estava a 620milhões de  km do Sol












Oficinas Sobre Cultura Digital no SESC Quem não tem familiaridade om a internet e quer aprender mais sobre o mundo da Web, não pode perder a série de oficinas gratuitas voltadas à cultura digital no Sesc Santo André - Rua Tamarutaca,320, Vila Guiomar -. O curso Primeiros Bits, por exemplo, tem três meses de duração e é indicado para iniciantes. Mais informações, pelo telefone (11) 4469-1200 .